Notícia publicada originalmente na ConJur

O mundo do Direito foi apanhado de surpresa, nesta quinta-feira (9/10), com a notícia de que o ministro Luís Roberto Barroso está de saída do Supremo Tribunal Federal. Na sessão plenária desta tarde, Barroso anunciou a despedida da corte e informou que deve ficar, no máximo, mais uma semana no cargo.

Segundo o magistrado, a decisão foi motivada pela “sensação de que cumpri o ciclo da minha vida e achei que tinha feito o que podia fazer e abrir espaço para pessoas novas”. Ele contou ter esperado um momento institucionalmente mais calmo para deixar a corte, por isso aguardou o fim do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na 1ª Seção do Supremo, a fim de dar apoio aos colegas.

Depois de se recuperarem do susto, magistrados, advogados e professores prestaram homenagens ao ministro.

O ministro Flávio Dino, do STF, publicou nas redes sociais que a corte “perde, no seu Plenário, o talento de um grande magistrado. Mas ele continuará a ser uma referência para nós, como um dos mais eruditos, inovadores e produtivos constitucionalistas brasileiros”.

A criminalista Cecilia Mello, especialista em Direito Penal e desembargadora federal aposentada, ressaltou “o legado marcado pela inovação, pela inclusão e pelo firme compromisso com a democracia. Entre as iniciativas de maior impacto, destaca-se o Pacto pela Linguagem Simples, instrumento essencial para aproximar o Judiciário da sociedade e tornar a Justiça mais acessível e transparente”.

Confira a íntegra da notícia: https://www.conjur.com.br/2025-out-09/mundo-do-direito-homenageia-barroso-e-destaca-seu-legado-no-supremo/

 

Tags: , ,