A OAB em São Paulo vai votar hoje (07/11) a última fase do quinto constitucional deste ano, para indicar advogados a vagas abertas na Justiça paulista. Desta vez, o pleito tem uma novidade inclusiva: pela primeira vez na história da seccional, fundada em 1932, serão asseguradas paridade de gênero e equidade racial nas listas sêxtuplas que serão enviadas ao TJSP.

A mudança foi uma promessa de campanha da advogada Patricia Vanzolini, eleita para comandar a divisão do estado há um ano — a primeira mulher no cargo em nove décadas. Entre os seis nomes escolhidos pela entidade para o preenchimento de cada cadeira de magistrado, três serão homens e três serão mulheres (50% de cada) e dois serão de pessoas pretas (30%). A advogada Cecilia Mello é Conselheira da OAB-SP e presidente da Comissão do Quinto Constitucional

Movimentos semelhantes estão em curso em outras seccionais da OAB, como Bahia, Pernambuco e Minas Gerais. Uma vez repassadas aos tribunais, as seleções são convertidas em listas tríplices e encaminhadas a governadores, que tomam a decisão final.

Publicado em O Globo.

Tags: , ,