Publicado na ConJur

Foi lançado na quarta-feira (23/10), no Salão Branco do Supremo Tribunal Federal, o primeiro volume do livro Constituição, Democracia e Diálogo — 15 Anos de Jurisdição Constitucional do Ministro Dias Toffoli.

Coordenada pelo ministro Gilmar Mendes, decano do STF, juntamente com Daiane Nogueira de Lira e Alexandre Freire, a obra traz uma coletânea de depoimentos de juristas, políticos e personalidades sobre a trajetória de Toffoli na corte, e é publicada pela Editora Fórum.

Dias Toffoli, natural de Marília (SP), assumiu uma cadeira no STF em 2009, aos 42 anos, após deixar a Advocacia-Geral da União. Ele foi indicado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante seu segundo mandato.

Anos depois, entre 2018 e 2020, Toffoli se tornou o mais jovem presidente do Supremo, onde enfrentou o desafio de manter o tribunal operante durante a epidemia de Covid-19, inovando com sessões virtuais para garantir o funcionamento das turmas e do Plenário.

Artigos de juristas

A obra, dividida em dois volumes, reúne artigos de grandes nomes do Direito, que analisam a atuação de Toffoli.

Junto com Marcella Halah e Flávia Silva Pinto Amorim, a advogada e desembargadora federal aposentada Cecilia Mello, do Cecilia Mello Advogados, participa da obra com um artigo sobre o Habeas Corpus 127.483, no âmbito da prisão cautelar como forma de coação: “Não poderíamos deixar de participar de uma homenagem a esses 15 anos de contribuição do ministro Dias Toffoli às garantias e aos preceitos fundamentais do cidadão”.

Confira a íntegra da notícia: https://www.conjur.com.br/2024-out-23/livro-sobre-os-15-anos-de-toffoli-no-stf-reune-artigos-de-juristas-e-politicos/